A cosmética natural e saboaria tradicional são a nossa paixão. Não sabemos tudo mas vivemos na busca do conhecimento e aperfeiçoamento das nossa formulas, técnicas e processos. Por não ser uma área em constante evolução e onde aumenta o foco de interesse devido a questões como a consciência de responsabilidade ambiental, existem muitas duvidas e questões. Assim para ajudar, segue a lista onde deixamos algumas questões comuns que nos têm feito chegar. Contudo existiram muitas mais e estamos cá para ajudar. Envie as suas questões para info@amorluso.pt
A criação de um sabonete é resultado de um processo de reação induzida por humano por isso nunca pode ser 100% natural… Os sabonetes têm como matérias-primas produtos naturais de qualidade.
Os nossos sabonetes não têm fins medicinais ou dermocosméticos. Pretendem manter o bem-estar e equilíbrio da pele. A inexistência de corantes ou conservantes, aliados aos processos de fabrico tradicional preserva as propriedades e eficiência dos produtos na higiene pessoal.
A simples aspiração do aroma do óleo essencial origina no organismo alterações psicossomáticas no indivíduo. Os aromas podem ser classificados em vários tipos, de acordo com características aromáticas e propriedades sobre o organismo: fortificantes, estimulantes, refrescantes, revitalizadores, calmantes, purificante, regeneradores, quentes, sedutores e relaxantes.
Assim cada óleo essencial colocado no ambiente da nossa casa vai provocar uma acção no nosso estado de espiríto e promover um agradável aroma ambiente.
Os óleos essenciais são misturas complexas de inúmeros compostos voláteis, responsáveis pelas propriedades odoríferas relacionadas com a atividade da planta aromática de onde provêm. Podem ser extraídos das folhas, flores, caules, sementes, raízes ou cascas das plantas aromáticas por processos físicos de destilação, prensagem ou extração por solventes.
Os produtos não têm fins medicinais ou dermo cosméticos. Pretendem manter o bem-estar e equilíbrio da pele. A inexistência de corantes ou conservantes, aliados aos processos de fabrico tradicional preserva as propriedades e eficiência dos produtos na higiene pessoal.
A maioria das reacções alérgicas a produtos utilizados na nossa pele, são devidas à presença de corantes, perfumes e aromas. Nos sabonetes SÓ SABÃO a cor dos sabonetes não decorre de corantes artificiais e o seu aroma é devido à presença de óleos essenciais.
Os óleos essenciais têm na sua composição alérgenos, os responsáveis por alergias. Nos rótulos estão presentes todos os alérgenos. Os alérgenos são os elementos a seguir a glicerina. Qualquer dúvida o ideal será consultar o seu médico.
Em difusores e purificadores de ar, empregar 7 gotas por cada 500 ml de água. Em queimadores de óleo, usar 2 gotas no reservatório, com água. Aromatização ambiental 6-8 gotas para 20 m2.
Os óleos essenciais naturais são altamente concentrados e devem ser usados com precaução podem causar irritação cutânea.
Os sabonetes são todos para limpeza e higiene (para lavar). Assim todos eles são ótimos para usar em todo o corpo.
A soda cáustica (hidróxido de sódio) é um elemento fundamental na produção de sabonetes naturais. É ela que em contacto com os óleos e gorduras permite a criação de sabonetes. O hidróxido de sódio em solução vai reagir de forma completa com todos os ácidos presentes na reação, logo não está presente na formulação final (sabonete) pois sofreu uma transformação em sabão.
A exceção do sabonete 100% azeite, todos os nossos sabonetes tem uma durabilidade igual ao superior aos sabonetes industriais, que têm químicos para aumentar a sua durabilidade. Um cuidado comum é a utilização de uma boa saboneteira, que permita manter o sabonete seco. Isto é extremamente importante com o sabonete de sal e de Azeite porque compromete muito rapidamente a sua durabilidade e consistência
A melhor forma de retirar a Manteiga Rica da embalagem é com uma espátula, esta pode ser de madeira ou plástico. Através da qual retiramos a quantidade de manteiga a utilizar e passamos da espátula para a mão, aí a manteiga com a nossa temperatura corporal começa a fundir o que permite que esta seja aplicada e espalhada na zona a aplicar.
No outono e inverno, devido à temperatura ambiente ser baixa este produto mantém-se muito duro, o mesmo não acontece quando a temperatura aumenta por volta do 25º.
– Caso tenha dificuldade com a espátula a retirar o produto da embalagem, recomendamos que faça um pequeno banho-maria por não mais de 5 minutos de forma a amolecer a manteiga.
– A melhor forma de aplicação será sempre colocar uma noz de manteiga na palma da mão esperar que comece a fundir e espalhar na zona desejada aos poucos.
Os óleos essenciais tem na sua composição alérgenos. Nos rótulos estão presentes todos os alérgenos. Os alérgenos são os elementos a seguir a glicerina. Qualquer dúvida o ideal será consultar o seu médico.
Todos os rótulos aparece a glicerina porque é resultado do processo de saponificação. Esta é uma glicerina vegetal e é ótima para a pele.
A criação de um sabonete é resultado de um processo de reação induzida pelo humano por isso nunca pode ser 100% natural… Os sabonetes têm como matérias-primas produtos naturais de qualidade.
Não é possível produzir sabonetes naturais com pH neutro. Como o sabonete é feito através de uma reação química (saponificação) entre uma base alcalina e gorduras/óleos vegetais, é normal que haja sempre um resíduo alcalino no sabonete tornando-o por natureza alcalino. A maioria dos sabonetes têm um nível de pH entre os 8 e os 10 pH. O pH é determinado pelo equilíbrio entre a quantidade de um ácido (hidrogénio) H+ com o alcalino OH–.